Custos

 

Site atualizado em        21 / 09 / 2018

 

Início da publicação - Dezembro 2007

 

Mais um site do Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.  

Este site foi criado porque o administrador precisa aceitar que o lucro deve ser o seu objetivo de trabalho. Sim. Lucrar muito para poder inovar, pagar melhores salários, ampliar os empregos, sobreviver, ter capacidade para enfrentar seus rivais. e muito mais. 

 

 

A diferença entre custos, despesas, perdas e investimentos. 
        Apesar de todos os quatro eventos devam constar de um orçamento de produção, ou de algum projeto ou plano de negócios, a contabilidade faz distinção entre um e outro gasto, sim, tudo deve ser considerado um gasto, ou que representam uma saída de caixa ou uma perda de lucro. Por isso tem que ser orçado e uma verba tem que estar disponibilizada ou alocada para cobrir o pagamento que irá ocorrer em algum momento.

A contabilidade considera custos todos os gastos incorridos para produzir um produto. Nesse caso os treinamentos obrigatórios do pessoal da produção nas NR´s – Normas Regulatórias são considerados custos de produção

        Considera que a despesa ocorre quando o produto já está concluído e é entregue ao estoque de produtos acabados ou ao setor de vendas para sua comercialização. O treinamento obrigatório nas NR´s de pessoas do setor comercial é uma despesa que tem força de investimento.

        As perdas ocorrem quando alguma despesa acontece sem que haja algum benefício econômico para a instituição. Existem perdas previstas e as não previstas. As previstas têm que ser minimizadas e as não previstas têm que ser eliminadas. 

        O investimento é um gasto previsto, isto é, deve ser planejado pela diretoria como um programa de expansão ou reposição de máquinas obsoletas para dar continuidade a produção.

           Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.

 

 

 

GRATUITO por 3 meses - Assista o Vídeo da Oficina Treine Vender em:

https://www.youtube.com/watch?v=nqXsT_rUSeA

Prof. Aloisio Pombo

 

E-Book Treine Vender do Prof. Aloisio Pombo

Editado pela Saraiva em: https://www.saraiva.com.br/treine-vender-9736059.html

 

Artigo.

Custos - lucro e esquecimento dos controles.

A preocupação com os custos deve ser uma atividade permanente do gestor. Principalmente nos períodos de euforia econômica, quando tudo vai bem, cabe ao líder fazer todos os meses o controle dos custos de produção, operações e logística na sua empresa.

A principal ferramenta de avaliação é o balanço e na demonstração de lucros e perdas. Lamentável é fazer esses controles após o gasto efetuado, isto é, o gestor que é responsável pela decisão de onde aplicar o recurso só verifica que ocorreu um gasto excessivo após o demonstrativo chegar a sua mesa e não quando vai assinar o cheque, ou bem antes, quando a decisão de comprar ou não comprar o recurso se ele faz parte da estratégia ou se irá ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Vou voltar ao tema. Tem muito mais. Faça perguntas.

       Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.

 

 

 

Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho. SQMS

Treinamentos – Consultoria – Locação de Equipamentos

Ministrados por profissionais da PROTEGE SMS

Agora você pode se capacitar em
Segurança no Trabalho no Rio de Janeiro
Acesse o site  da PROTEGE SMS
 
NR – 35 Trabalho em Altura; Primeiros Socorros DEA Transporte;
NR – 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis (Básico e Intermediário); Abertura de PT;
NR – 10 Básico Eletricidade (Reciclagem);
NR – 35 Trabalho em Altura com Resgate; NR – 11 Operador de Empilhadeira.
 MOVA Consultoria em Gestão Estratégica.
protege@aloisiopombo.com.br      -      (21)  97390 8365
É a empresa representante no Rio de Janeiro.

MOVA     SQMS  MEIO AMBIENTE.  Segurança e Saúde no Trabalho.
Coordenador de Treinamentos para todas NR´s no RJ. - Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.

 

Uma das fontes do lucro é produzir a custos mais baixos, a outra é a escala.

 

Controle de custos requer um método de trabalho.
          A vigilância é uma das recomendações. O controle estatístico e percentual do custo é responsabilidade de todos os gestores e não só nos momentos de crise. Reduzir custos não é ser usura ou pão duro. Não jogue dinheiro pelo ralo só porque a receita é certa e o produto permite uma margem confortável.

         Quando a empresa se encontrar em uma crise, sua estrutura organizacional não entenderá o corte de custos não necessários ao desempenho do setor. Gastar mais ou menos são os valores do dia-a-dia sendo transmitidos à cultura da empresa. O prof. Christensen observou empresas e afirma que os funcionários não aceitam de uma hora para outra vender um produto de baixas margens e de menores ganhos em vez de vender produtos de maior valor e maior margem operacional.

          É comum a empresa ter que montar uma nova unidade de negócio já com custos baixos e margens baixas e contratar pessoas já com esses valores e com experiência anterior nessa forma de atuar.

           Tem muito mais.

            Aloisio Pombo

 

 

 

 

 

 

A Segurança, a Vida, o Lazer, e as Novas Tecnologias. Por Adm. Aloisio Pombo.

Artigo para comemorar o 9 de setembro - Dia do Administrador 2012.

 

Este artigo é para comemorar o Dia do Administrador que ocorre a cada dia 9 de setembro. Um dia de festa, vamos escolher algum lazer para lembrar o dia, usar uma nova tecnologia ou fazer algo de novo. Escolhi esse tema depois que debati com um especialista em segurança no trabalho como as técnicas atuais de SQMS podem prevenir nas empresas os graves problemas decorrentes de pequenos erros, esquecimentos ou omissões. Como evitar que ao se divertir ou ir ao trabalho não vire um pesadelo.

Ele demonstrou que acidentes e incidentes podem acontecer, porém sempre que os riscos são diagnosticados e prevenidos, estas possibilidades tendem muito a perder força. Veio na minha mente a entrevista do gerente de segurança daquele parque em São Paulo dizendo que as equipes estavam treinadas para não colocar uma pessoa para se divertir naquela cadeira que estava com defeito e que todos os funcionários do parque sabiam que deveriam respeitar essa regra. Mas naquele dia um funcionário não se lembrou e o acidente ocorreu. A principal questão é que há muito tempo o brinquedo já tinha sido identificado como “com defeito” e que poderia causar um acidente. A solução que é recomendada nas normas ISO da qualidade total, nas normas NR´s do MTE, e nas empresas que seguem a prevenção de acidentes é parar o brinquedo logo que o defeito seja detectado e mandar para o conserto.

Muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte depende de atitudes e cuidados muito pequenos e estes cuidados não podem ter preço. Contratar treinamentos e equipamentos de primeiros socorros é uma obrigação da empresa nos locais e nos prazos determinados por lei, então não é uma despesa qualquer e que possa ser adiada. É um gasto obrigatório que tem que fazer parte do custo do produto ou serviço. A decisão deve ser de cumprir a lei.

Depois dos anos 90 quando a TQM – Gestão da Qualidade Total foi implantada no Brasil os acidentes nas empresas gigantes e de grande porte tiveram uma significativa redução, mas as de micro, pequeno e médio porte ainda enfrentam a ocorrência de pequenos e grandes acidentes no trabalho. Os casos recentes marcantes foram: em uma creche quando duas crianças foram encontradas dentro de uma piscina e resgatadas e o caso da semana passada numa faculdade em São Paulo que as pessoas não conseguiram aplicar os aparelhos comprados para reanimar e realizar pequenos socorros até a chagada do médico. Até a mídia nos confunde por que não dá para colocar a culpa no socorro que demorou a chegar.

Como os fatos foram relatados pela mídia faltou segurança. Não existe explicação que justifique o fato. Todo lugar onde existe público, aglomeração, não importa se num cinema, teatro, piscina, jogo em ginásio esportivo, estádios, colégio, aeroporto, etc., tem por dever e obrigação de estar preparado adequadamente para fazer frente a situações de emergência.

Se você parar para pensar, e tirar um único dia para observar as situações de risco que as pessoas estão expostas ou expõem os outros, em qualquer lugar vai ficar assombrado com a falta da cultura da segurança.

Caro administrador, a gestão da saúde e segurança no trabalho é de nossa inteira responsabilidade e costuma fazer parte na atividade de RH, nos itens: recomendar a compra de equipamentos de EPI, a compra de equipamentos de primeiros socorros e ressuscitadores, compra de equipamentos de salvamentos, contratar empresas especializadas em treinar pessoas nas normas NR´s regulatórias do MTE e escalar e distribuir esse pessoal treinado para o trabalho nos horários em que a empresa estiver funcionando. Enquanto que cabe aos engenheiros e médicos em seus setores aplicar as NR´s segundo a lei durante o exercício do trabalho dos funcionários em seu setor.

Na graduação em administração a disciplina Adm. da Prod. Operações e Logística contempla o estudo da gestão da saúde e segurança no trabalho, mas os colégios públicos e privados deveria ser obrigatório uma cadeira de segurança no lar, na escola, nos transportes etc., a exemplo do que acontece em inúmeros países.

A velocidade do crescimento da tecnologia é muito grande, encanta muitas pessoas e surgem de uma hora para outra. Mas alguma delas afeta a segurança enquanto que a formação de uma cultura segurança no país só se consegue em pelo menos duas décadas. Como conviver com tamanho débito. Isso eu chamo de qualidade de vida devida. Não é possível continuarmos vivendo e vendo uma parcela significativa da população perder a saúde e se tornar inválida.

Colega Administrador. Só os casos graves chegam à mídia, mas se observarmos as estatísticas nacionais e mundiais de acidentes, você não dorme. Salve pelo menos as vidas que estão sob a sua responsabilidade. Estude mais sobre o tema SQMS – Segurança. Qualidade. Meio Ambiente. Saúde no Trabalho. Escreva um artigo. E faça a sua parte.

Prof. Adm. Aloisio Pombo. MSc. CRA-RJ – 1481-1  mova@aloisiopombo.com.br    

Contrate uma palestra no seu CRA. Autorizo sua publicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção ex-alunos dos cursos do Prof. Aloisio Pombo do SEBRAE / SENAI /
SENAC / Ass. Comerciais de todo o Brasil.

Atenção visitante!  Se você gostou do site, você e sua faculdade poderão contar com a presença do Prof. Aloisio Pombo em sua cidade bastando para isso que uma empresa ou a faculdade contrate os seus serviços para uma Palestra - Curso - Seminário nos temas:
Gerência de Vendas de Loja de Varejo - Marketing - Estratégias de Fidelização de Clientes - Gestão do Bom Atendimento aos Clientes - Telemarketing - Técnicas de Venda e Negociação - Administração de Pequenas e Médias Empresas.

 

Este site tem por finalidade prestar um serviço gratuito, com o objetivo de promover a página do Prof. Aloisio Pombo, diretor técnico do Instituto de Administração MOVA Ltda, para que ele consiga mais contratos de prestação de serviços como consultor, expositor de cursos, palestras, seminários sobre os temas de seu domínio. Todas as informações aqui transcritas são de sua inteira responsabilidade e não representam a última saída ou a única solução para as dificuldades dos visitantes que consultarem esta homepage.
           Estou disponibilizando aqui todos os demais sites que constam da Página Principal  e que os visitantes podem escolher para navegar.

Bom Atendimento    Globalização e Desemprego    Marketing e Fidelizar Clientes    
Técnicas de Venda e Negociação            Administração - O que é e onde encontrar    
Cobrança -Técnicas de cobrar e manter os clientes         Estratégia e o Balanço EscoreCard       
Cursos e Palestras
     Feed-back e PDCA     RH   e  emprego     Inovação Tecnológica      
Entrevistas do Prof. Aloisio Pombo
     Consultoria MOVA     Administração Estratégica     Custos

           Prof. Aloisio Pombo

 

Nota
Saiba mais sobre diversos temas da administração explorando a página principal. Lá você encontrará informações sobre: qualidade total, reengenharia, marketing, dicas sobre gestão de negócios, data-base marketing, entrevistas sobre: sobrevivência da pequena e média empresa, como recuperar créditos e manter o cliente, técnicas de venda e negociação, e muito mais, saiba também como contratar uma consultoria em administração visitando a página principal e clique - volte à página principal

 

Publicidade
Faça um curso em sua empresa, com o prof. Aloisio Pombo sobre "Gestão de como cobrar e manter os clientes".
 Prof. Aloisio Pombo

 

 

 

 

 

 

 

E-Book Treine Vender do Prof. Aloisio Pombo

Editado pela Saraiva em: https://www.saraiva.com.br/treine-vender-9736059.html

 

 

 

GRATUITO por 3 meses - Assista o Vídeo da Oficina Treine Vender em:

https://www.youtube.com/watch?v=nqXsT_rUSeA

Prof. Aloisio Pombo

 

 

FIM

 

Capacitação & Desenvolvimento Profissional.

Em tempos de desafios, competitividade profissional crescente, mão de obra qualificada escassa e metas profissionais para o futuro, estas palavras surgem como uma garantia contra as incertezas e a PROTEGE SMS reforça seu comprometimento com estes valores.

Além de contar com uma equipe multidisciplinar própria, graduada, capacitada, especializada e com proficiência comprovada e 100% dedicada a este trabalho. Cuida de cada etapa de seu treinamento, verificando suas demandas, adequando o conteúdo as suas necessidades, sugerindo pontos de melhora, avaliando o rendimento de cada participante, de cada treinamento e fornecendo ao RH de sua empresa o mais completo relatório gerencial disponível no mercado, em conformidade com a ISO.

A PROTEGE SMS vem construindo sua história ao longo de oito anos, com seriedade, perseverança, ouvindo e respeitando o mercado e hoje, através da qualidade, parcerias e atitudes, consolidou-se como uma empresa altamente técnica e qualificada na área de capacitação e desenvolvimento profissional.

Se você ainda não teve a oportunidade de auferir nossos serviços e profissionalismo agende conosco a visita de um de nossos especialistas, teremos prazer em mostrar-lhe algumas de nossas centenas de trabalhos.

Sempre que for capacitar seus colaboradores avalie o que a PROTEGE SMS tem a oferecer, vamos trabalhar forte para conquistar e manter sua preferência.

Queremos que você faça parte das inúmeras empresas que confiaram a capacitação e o desenvolvimento profissional de seus funcionários a maioria por anos consecutivos.

 

 

CRITÉRIOS

Cursos abertos e In Company

Um treinamento de qualidade deve oferecer uma correta preparação, cuidados adequados com todos os detalhes, facilidade operacional, equipamentos para atividades práticas, logística eficiente, flexibilidade de calendário, facilitadores experientes com proficiência comprovada e compromissados com o trabalho, material didático com conteúdo regularmente atualizado e de qualidade, documentação compatível com as exigências das normas governamentais em vigor, avaliação dos treinandos e dos cursos e relatório gerencial de cada curso, como ferramenta de qualidade e auditoria para o RH, atendendo as exigências da ISO

Ao selecionar a empresa onde treinar seja criterioso, conheça seu portfólio de clientes, grade de cursos, corpo docente, instalações, material didático, recursos técnicos para as aulas práticas e a experiência e horas aula/ano ministradas.

Uma opção errada custa tempo, dinheiro e deixa você com menos chances de sucesso ao disputar uma oportunidade de trabalho.

Confira os diferenciais que só a PROTEGE SMS oferece, compare com o que existe disponível no mercado e tome a decisão certa, venha estudar ou treinar conosco.

 

 

DIFERENCIAIS

Cursos abertos e In Company

Treinamentos sete dias por semana, Sábados, Domingos e feriados

Treinamentos nos Três turnos

Corpo docente próprio

Equipe multidisciplinar graduada e com proficiência comprovada

Profissional habilitado (PH) CREA e ART para os cursos exigidos pelas NRs

Área de treinamento própria, padrão A, climatizada, recursos de mídia, estacionamento, sem ônus ao cliente

Visita de um dos técnicos da PROTE SMS para avaliar as expectativas do cliente para o curso contratado e moldá-lo as necessidades do cliente

Aulas teóricas com dinâmica de grupo e atividades práticas

Aulas de reposição para participantes com faltas justificadas sem ônus para a empresa

Visitas de observação, nos cursos In Company, das conformidades e pontos de melhoras

Material e equipamentos para atividades práticas sem ônus ao cliente

Material didático composto de apostila técnica, CD, pasta e material de apoio

Pré e pós avaliação de conhecimento em todos os cursos e módulos

Avaliação dos instrutores, do curso e dos alunos

Registro fotográfico em CD de cada curso inserido no Relatório Gerencial

, Relatório Gerencial de qualidade dos cursos, participantes e da consultoria para o RH, em conformidade com a ISSO.

 

DIVISÃO DE TREINAMENTOS MOVA Consultoria em Gestão Estratégica em parceria com a PROTEGE SMS.

 

www.aloisiopombo.com.br  - mova@aloisiopombo.com.br

 

No Rio de Janeiro. Os treinamentos serão realizados In Company e quando abertos em hotéis ou em convênio com colégios que oferecem cursos especializados.

Prof. Aloisio Pombo

 

 

 

MOVA

O crescimento das atividades industriais e a implantação de inúmeros projetos estratégicos no Estado do Rio de Janeiro tem exigido um esforço grande das empresas no sentido de melhorar o atendimento e a logística dos serviços.

Um dos “gargalos” que tem merecido especial atenção do mercado é o fomento, qualificação e o desenvolvimento profissional da mão de obra técnica, de forma mais dinâmica, econômica e não mais concentrada nas grandes capitais.

A interiorização qualificada da capacitação técnica profissional resulta em poderosa ferramenta de desenvolvimento social, atende e acelera a criação de postos de trabalho, abre perspectivas aos profissionais locais, melhora a distribuição dos investimentos em capacitação, permite qualificar mais, facilita o atendimento as normas trabalhistas e da qualidade com consequente aumento da competitividade das empresas.

Dentro desta visão a PROTEGE SMS vem desenvolvendo parcerias regionais estratégicas e neste sentido firmou com a MOVA Consultoria em Gestão Estratégica um acordo de

cooperação cobrindo Nova Friburgo e Região Serrana todo o Estado do Rio de Janeiro.

Desta forma, passamos a disponibilizar localmente uma grade de serviços técnicos de qualidade, abrangendo segmentos específicos onde, entre eles, se destaca o de Segurança

do Trabalho, Saúde e Higiene Ocupacional e Meio Ambiente. Convidamos você a navegar em nosso site: PROTEGE SMS e conhecer nossas atividades.

Uma equipe multidisciplinar de profissionais, habilitados e com larga experiência em chão de fábrica e treinamentos, com formação em: Engenharia de Segurança, Química, Elétrica, de Produção, Técnicos de Segurança, Bombeiros civis e militares, Enfermeiros e Ergonomia, todos trabalhando em regime de dedicação exclusiva estarão atendendo a região e dando suporte técnico as atividades da MOVA.

Conheça mais detalhes deste trabalho, deixe-nos levar e apresentar nosso portfólio, o currículo de nossos profissionais, a lista de empresas atendidas e como firmamos nossas parcerias. Nesta oportunidade apresentaremos o Relatório Gerencial de Qualidade, conforme estabelecido na ISO e em atendimento as necessidades da Qualidade e do Ministério do Trabalho e Emprego, MTE. Considerado uma das melhores ferramentas de avaliação dos treinamentos pela maioria dos RHs. Se sua demanda for para capacitar poucos funcionários, poderá utilizar-se dos cursos abertos, com agenda definida e caso deseje treinar e capacitar um grupo maior de colaboradores, oferecemos os treinamentos In Company. Considere em sua avaliação alguns diferenciais oferecidos e listados no verso deste folder. Teremos prazer em visita-los e estamos seguros que a qualidade dos nossos serviços irá de encontro das suas necessidades e demandas.

Uma capacitação bem feita, rigorosamente dentro das normas nacionais vigentes e internacionais aplicadas no Brasil irá atender suas necessidades, melhorar a capacitação de seus funcionários, a competitividade de sua empresa e assegurar o acerto da sua escolha.

 

Aguardamos seu contato e até breve.

DIVISÃO DE TREINAMENTOS MOVA Consultoria em Gestão Estratégica

 Prof. Aloisio Pombo

 

 

 

 

 

 

 

Dica de hoje:

A Prevenção de acidentes não é uma questão de sorte.
Evitar acidentes faz parte da Gestão de Pessoas. É uma atividade do profissional de RH.
Contrate aqui os treinamentos obrigatórios segundo o que determina o Ministério do Trabalho e Emprego e obedeça às NR´s – Normas Regulamentadoras de trabalho.

Prof. Aloisio Pombo

 

 

 

Publiquei no início desse sita a diferença entre custos, despesas, perdas e investimentos. 

Aqui vou apresentar a fórmula da empresa não incorrer em perdas com multas, indenizações, faltas ao trabalho, e outras situações que causam perdas e prejuízos para a empresa.
Prof. Aloisio Pombo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FIM

FIM

FIM

FIM

FIM

MOVA     SQMS  MEIO AMBIENTE.

Segurança e Saúde no Trabalho.
Coordenador de Treinamentos para todas NRs no RJ.

Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.