Dicas sobre:
Gestão de Negócios

Atualizada em  09/03/2021

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Mais um site do Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.  

MOVA/SQMS. Consultoria em
Gestão Estratégica
Representante da máquina DTR.05 que

decompõe resíduos sólidos perigosos.

 

Este site foi criado para debater com o CEO e seus diretores sobre o RH Estratégico, quando o gerente de RH contribui com os objetivos da empresa para que a estratégia dê certo. Sua atuação é a de construir uma estrutura organizacional compatível com os objetivos traçados na estratégia, após aprender a estratégia, a ensinar e explicar em treinamentos para todos da empresa.

Que o gerente de RH contribua com a maximização das Capacidades da empresa – recursos, processos e valores, ao recrutar, treinar e reter talentos com habilidades apropriadas e alinhadas com a estratégia.

 

Vamos conversar mais sobre isso por WhatsApp; Aloisio Pombo 21 99731 6323

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1 - DICA SOBRE GESTÃO DE NEGÓCIOS  
2 - DICA DO MOMENTO  
3 - TRÊS DICAS DE PETER DRUCKER  
4 - UM PROBLEMA E A SOLUÇÃO  
5 - A GRANDE NOVIDADE NA ADMINISTRAÇÃO  
6 - SAI DA LATA. VÁ A LUTA. CONHEÇA SEU CLIENTE  
7 - DATA BASE MARKETING 
Artigo: A administração na hora de recuperar uma empresa

Editor responsável - Prof. Aloisio Pombo, MSc. CRA-RJ 1481-1
A MOVA Oferece algumas dicas e opiniões sobre a Administração e técnicas de Gestão de Negócios e mais
 alguns comentários sobre o pensamento de Peter Drucker, Philip Kotler, Kanitz, e outros.

Dica de hoje: A Prevenção de acidentes não é uma questão de sorte.

Evitar acidentes faz parte da Gestão de Pessoas. É uma atividade do profissional de RH.

Contrate aqui os treinamentos obrigatórios segundo o que determina o Ministério do Trabalho e Emprego e obedeça às NRs – Normas Regulamentadoras de trabalho.

 

Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Saúde no Trabalho. SQMS

Treinamentos – Consultoria – Locação de Equipamentos
Ministrados por profissionais habilitados PH e com ART no CREA fornecidos pela Intersafety SMS

Agora você pode se capacitar em
Segurança no Trabalho em Friburgo-RJ.
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NR – 35 Trabalho em Altura; Primeiros Socorros DEA Transporte;
NR – 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis (Básico e Intermediário); Abertura de PT;
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NR – 35 Trabalho em Altura com Resgate; NR – 11 Operador de Empilhadeira. MOVA Consultoria em Gestão Estratégica.
mova@aloisiopombo.com.br      -      (22)  8829 7835
É a empresa representante no Rio de Janeiro
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MOVA     SQMS –  MEIO AMBIENTE.  Segurança e Saúde no Trabalho.
Coordenador de Treinamentos para todas NR´s no RJ. - Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.


               

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SEGURANÇA COM QUALIDADE CONFIRA ESTA PARCERIA

Intersafety + MOVA

O crescimento das atividades industriais e a implantação de inúmeros projetos estratégicos no Estado do Rio de Janeiro tem exigido um esforço grande das empresas no sentido de melhorar o atendimento e a logística dos serviços.

Um dos “gargalos” que tem merecido especial atenção do mercado é o fomento, qualificação e o desenvolvimento profissional da mão de obra técnica, de forma mais dinâmica,econômica e não mais concentrada nas grandes capitais.

A interiorização qualificada da capacitação técnica profissional resulta em poderosa ferramenta de desenvolvimento social, atende e acelera a criação de postos de trabalho, abre perspectivas aos profissionais locais, melhora a distribuição dos investimentos em capacitação, permite qualificar mais, facilita o atendimento as normas trabalhistas e da qualidade com consequente aumento da competitividade das empresas.

Dentro desta visão a Intersafety vem desenvolvendo parcerias regionais estratégicas e neste sentido firmou com a MOVA Consultoria em Gestão Estratégica um acordo de

cooperação cobrindo Nova Friburgo e Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Desta forma, passamos a disponibilizar localmente uma grade de serviços técnicos de qualidade, abrangendo segmentos específicos onde, entre eles, se destaca o de Segurança

do Trabalho, Saúde e Higiene Ocupacional e Meio Ambiente. Convidamos você a navegar em nosso site: www.intersafety.com.br e conhecer nossas atividades.

Uma equipe multidisciplinar de profissionais, habilitados e com larga experiência em chão de fábrica e treinamentos, com formação em: Engenharia de Segurança, Química, Elétrica, de Produção, Técnicos de Segurança, Bombeiros civis e militares, Enfermeiros e Ergonomia, todos trabalhando em regime de dedicação exclusiva estarão atendendo a região e dando suporte técnico as atividades da MOVA.

Conheça mais detalhes deste trabalho, deixe-nos levar e apresentar nosso portfólio, o currículo de nossos profissionais, a lista de empresas atendidas e como firmamos nossas parcerias. Nesta oportunidade apresentaremos o Relatório Gerencial de Qualidade, conforme estabelecido na ISO e em atendimento as necessidades da Qualidade e do Ministério do Trabalho e Emprego, MTE. Considerado uma das melhores ferramentas de avaliação dos treinamentos pela maioria dos RH´s. Se sua demanda for para capacitar poucos funcionários, poderá utilizar-se dos cursos abertos, com agenda definida e caso deseje treinar e capacitar um grupo maior de colaboradores, oferecemos os treinamentos In Company. Considere em sua avaliação alguns diferenciais oferecidos e listados no verso deste folder. Teremos prazer em visita-los e estamos seguros que a qualidade dos nossos serviços irá de encontro das suas necessidades e demandas.

Uma capacitação bem feita, rigorosamente dentro das normas nacionais vigentes e internacionais aplicadas no Brasil irá atender suas necessidades, melhorar a capacitação de seus funcionários, a competitividade de sua empresa e assegurar o acerto da sua escolha.

 

Aguardamos seu contato e até breve.

DIVISÃO DE TREINAMENTOS MOVA Consultoria em Gestão Estratégica

Rua Itauba, 196 - Imbiribeira - Recife - CEP 51150-370   www.intersafety.com.br

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Nova Friburgo - Rio de Janeiro

 

Capacitação & Desenvolvimento Profissional.

Em tempos de desafios, competitividade profissional crescente, mão de obra qualificada escassa e metas profissionais para o futuro, estas palavras surgem como uma garantia contra as incertezas e a Intersafety reforça seu comprometimento com estes valores.

Além de contar com uma equipe multidisciplinar própria, graduada, capacitada, especializada e com proficiência comprovada e 100% dedicada a este trabalho. Cuida de cada etapa de seu treinamento, verificando suas demandas, adequando o conteúdo as suas necessidades, sugerindo pontos de melhora, avaliando o rendimento de cada participante, de cada treinamento e fornecendo ao RH de sua empresa o mais completo relatório gerencial disponível no mercado, em conformidade com a ISSO.

A Intersafety vem construindo sua historia ao longo de oito anos, com seriedade, perseverança, ouvindo e respeitando o mercado e hoje, através da qualidade, parcerias e atitudes, consolidou-se como uma empresa altamente técnica e qualificada na área de capacitação e desenvolvimento profissional.

Se você ainda não teve a oportunidade de auferir nossos serviços e profissionalismo agende conosco a visita de um de nossos especialistas, teremos prazer em mostrar-lhe algumas de nossas centenas de trabalhos.

Sempre que for capacitar seus colaboradores avalie o que a Intersafety tem a oferecer, vamos trabalhar forte para conquistar e manter sua preferência.

Queremos que você faça parte das inúmeras empresas que confiaram a capacitação e o desenvolvimento profissional de seus funcionários a Intersafety, a maioria por anos consecutivos.

 

CRITÉRIOS

Cursos abertos e In Company

Um treinamento de qualidade deve oferecer uma correta preparação, cuidados adequados com todos os detalhes, facilidade operacional, equipamentos para atividades práticas, logística eficiente, flexibilidade de calendário, facilitadores experientes com proficiência comprovada e compromissados com o trabalho, material didático com conteúdo regularmente atualizado e de qualidade, documentação compatível com as exigências das normas governamentais em vigor, avaliação dos treinandos e dos cursos e relatório gerencial de cada curso, como ferramenta de qualidade e auditoria para o RH, atendendo as exigências da ISO

Ao selecionar a empresa onde treinar seja criterioso, conheça seu portfólio de clientes, grade de cursos, corpo docente, instalações, material didático, recursos técnicos para as aulas práticas e a experiência e horas aula/ano ministradas.

Uma opção errada custa tempo, dinheiro e deixa você com menos chances de sucesso ao disputar uma oportunidade de trabalho.

Confira os diferenciais que só a Intersafety oferece, compare com o que existe disponível no mercado e tome a decisão certa, venha estudar ou treinar na Intersafety.

 

DIFERENCIAIS

Cursos abertos e In Company

Treinamentos sete dias por semana, Sábados, Domingos e feriados

Treinamentos nos Três turnos

Corpo docente próprio

Equipe multidisciplinar graduada e com proficiência comprovada

Profissional habilitado (PH) CREA e ART para os cursos exigidos pelas NR´s

Área de treinamento própria, padrão A, climatizada, recursos de mídia, estacionamento, sem ônus ao cliente

Visita de um dos técnicos da Intersafety para avaliar as expectativas do cliente para o curso contratado e moldá-lo as necessidades do cliente

Aulas teóricas com dinâmica de grupo e atividades práticas

Aulas de reposição para participantes com faltas justificadas sem ônus para a empresa

Visitas de observação , nos cursos In Company, das conformidades e pontos de melhoras

Material e equipamentos para atividades práticas sem ônus ao cliente

Material didático composto de apostila técnica, CD, pasta e material de apoio

Pré e pós avaliação de conhecimento em todos os cursos e módulos

Avaliação dos instrutores, do curso e dos alunos

Registro fotográfico em CD de cada curso inserido no Relatório Gerencial

, Relatório Gerencial de qualidade dos cursos, participantes e da consultoria para o RH, em conformidade com a ISSO.

 

DIVISÃO DE TREINAMENTOS MOVA Consultoria em Gestão Estratégica

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Em Nova Friburgo - Rio de Janeiro. Os treinamentos serão realizados In Company e quando abertos em hotéis ou em convênio com colégios que oferecem cursos especializados.

 

           

 

Intersafety SMS    -     POMBO – MOVA     -   Treinamentos para salvar vidas.

Os profissionais habilitados PH virão ao Rio de Janeiro na sua empresas para sua tranquilidade.

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A administração e a hora de recuperar uma empresa
Artigo por Adm. Aloisio Pombo, MSc.

             Hoje vivemos uma crise financeira internacional de grandes proporções. Temos um artigo com esse tema em nossa página principal, e por isso convidamos aos leitores que observem como ela está sendo absorvida por estados nacionais e empresas.

          Nos dias de hoje falar em negócios vem sempre a pergunta: "- Quando a crise vai terminar? Como é que eu posso recuperar a minha empresa? " Recomendo que se faça a análise estrutural da empresa. É um estudo de dentro para fora e de fora para dentro.

          O primeiro estudo é a identificação das causas que levou a empresa à crise. Se os fatores estão dentro da empresa, você tem poder para mudar, resta saber se você tem capacidade. A diferença está no poder você tem a caneta e o talão de cheques, e a capacidade é o conjunto de recursos -pessoas,  máquinas, dinheiro, produto, ...- processos (a forma como as coisas são feitas), e valores (políticas e princípios). Quanto aos fatores externos eles são mais complicados porque nem sempre você consegue se defender. Nos fatores externos encontramos os fatores de mercado, do extramercado e das tecnologias. 

          Mas se todos eles tenham sido identificadas e haja tempo para a salvação, que se contrate alguém que promova a mudança, e ainda haja possibilidade que seja encontrada uma solução." 

          Em segundo lugar temos uma recomendação que é básica: Que o principal dirigente, acionista, ou controlador, tenha plena certeza de que a empresa está em dificuldades e que esteja totalmente interessado em sua solução. Entenda como a sua empresa está no CTI e você é a única pessoa que pode contratar os técnicos e ouvir seus conselhos. Mas cuidado. Tenho ouvido nas palestras sobre o tema que os consultores que não são atendidos nas mudanças propostas saem fora para que o nome deles não vá junto para o ralo.

          Existem casos em que a salvação é menos traumática quando se começa no início dos problemas e não após. Quando a empresa entra em um processo degenerativo grave, tal como uma série de protestos, tentativa de concordata ou a concordata solicitada, pedidos de falência, interveniência de entidades financeiras e fornecedores credores, hospitalização do dirigente por doenças resultantes da crise em que a empresa está envolvida, aí é muito mais difícil. Os sócios ficam com a cabeça voltada para a crise e as brigas se intensificam.

          Os sócios deverão perceber e tentar definir o diagnóstico da situação real da empresa e buscar uma solução enquanto é tempo. Nesse momento, a união dos sócios e a suspensão dos conflitos é o melhor caminho, mas em determinados casos é o caos que interessa a algum dos sócios para que o outro saia. Não existe mais conciliação. Quando não existe o conflito, os sócios deverão pedir o apoio de quem possa ajudar a empresa a encontrar as saídas que a leve modificar o atual quadro de dificuldades e encontrar seu equilíbrio com o retorno do balanço e finanças ao azul. Onde estão as soluções?

           A primeira solução, após a tentativa de conseguir recursos financeiros externos, está no que os acadêmicos chamam de "core business" , ou o coração do negócio. Recomendamos identificar quais as estacas que sustentam o negócio.

          Apesar de eu estar falando de forma utópica, este é o melhor caminho para que se encontre uma saída, isto é, o reconhecimento por parte dos sócios que existe a possibilidade de uma falência iminente. É utópico o momento de cair a ficha, isto é, o reconhecimento de que não existem muitas saídas, e que a empresa precisa de ajuda externa. A diretoria dificilmente reconhece os seus erros, é complacente nos diagnósticos, e raramente aceita entregar o comando da empresa à terceiros. Diz o ditado que "é melhor perder alguns anéis do que os dedos (a empresa)". Outra frase que se enquadra muito bem aqui: "- Eu dou uma boiada para não sair desta briga." Vai perder a boiada !

          O "core business" é composto de diversos componentes, dentro deles temos o produto, a marca, os clientes, as inovações, os nossos processos de transformar produtos e serviços de pequeno valor em outros de maior valor agregado, os valores da empresa, e vai por aí. Diagnosticamos os produtos estão sofrendo uma forte concorrência de um novo produto ou uma nova tecnologia no mercado. Algumas empresas continuam trabalhando com margens de lucro irreais para sustentar uma estrutura organizacional da empresa que não e compatível com o momento presente. Por falta de avisos, a empresa entrou num processo de diversificação de produtos e mercados sem um foco. Tudo dava lucro e tudo era importância. Outro fator crítico é ausência de liderança e comando. Os sócios se consideram os donos da empresa e sentem-se no direito de mandar e desmandar como sempre fizeram. Não existe um comando central. Resultado. É uma bagunça. Que não seja uma S/A, mas que seja um dono mandando de cada vez. Outro fator é a empresa insistir num produto que foi lançado mas que o mercado não o aceitou e só acumula prejuízos. O produto é sustentado por produtos e serviços que dão lucro. Além do mais, é muita brigas entre os sócios. Equipe de vendas fraca ou inexistente.

          O século XX foi a era do trabalho em conjunto. Todas as grandes descobertas ocorreram com a participação de mais de um pesquisador envolvido no projeto. O segredo está numa liderança forte, a criatividade e a inovação, e resultados positivos que animem os times participantes de que os esforços estão compensando.

          Vai aqui um conselho ao sócio. Contrate ou nomeie um líder que conheça e entenda a real dificuldade da empresa e acredite que a fórmula salvadora dará certo. Este novo líder poderá já fazer parte da empresa. Caberá a ele escolher a sua equipe que irá fazer parte do trabalho: Gerente de vendas e produção, gerente administrativo - financeiro. Delegue autoridade e responsabilidade e faça o controle dos resultados sem se afastar da empresa. Recomendo esta solução pois é muito difícil que o principal dirigente, que se envolveu na crise, abra mão do comando e entregue a empresa para que um consultor salvador tire-a dos seus problemas. Além do mais o novo líder precisará do poder que o sócio possui para comandar a recuperação. Mas o sócio terá que permitir que haja uma renovação ou revolução com: O surgimento de uma nova cultura gerencial, com novos procedimentos de trabalho, e a eliminação de vícios antigos.

          Possivelmente algumas eminências -alguns gerentes considerados intocáveis- deverão ser afastadas porque, devido a resistência que estiverem empreendendo às mudanças ou por não acreditar nas soluções, serão focos de resistência a mudança e a perda de tempo. Os sócios e gerentes precisam fazer força para que tudo dê certo. Esforço e apoio total. Eles estarão presentes e no comando. Além do discurso que fará, de que está acreditando em obter resultados, o time de líderes precisa se convencer de que o apoio é real. Valorizar os pequenos sucessos obtidos. Eu não acredito em um resultado rápido ou de curto prazo de 3 ou 4 meses. É um processo lento, gradativo, mais de um ano de trabalho, e com possíveis tropeços. Os fornecedores, bancos, e demais credores deverão estar informados do andamento do plano de salvação. Se a margem média líquida por produto for de, vamos supor R$30,00 e a dívida for de R$300.000,00, a empresa terá que vender 10 mil produtos para pagar a dívida sem fazer outras. Se são vendidos mil produtos por mês, em dez meses a dívida está paga e a empresa começa a acumular capital de giro. 

          Você poderá fazer várias perguntas: Quantos novos vendedores eu vou precisar, e quantos novos clientes terei que captar. Qual terá que ser meu estoque para não faltar o produto. A margem é boa? Posso aumentar a margem com mais serviços e benefícios ao cliente, e com isso diminuir o tempo para a recuperação?

          Durante o processo, alguns problemas poderão ocorrer para atrapalhar a recuperação. Lembramos os 3 Cês do Marketing: Cliente - Não temos o mínimo controle sobre suas decisões de compra. Nossa atitude é a de manter a sua satisfação sempre e surpreendê-lo quando pudermos. Fidelização de suas compras é o nosso desejo.

           Concorrente - Nada podemos fazer para inibir seu ímpeto. Pode perder dinheiro por um longo tempo até falir, ou até satisfazer o seu égo. Pode estar certo e nós o errado.

            Circunstâncias - Não podemos prever uma crise mundial do tipo Ásia, Japão em crise?, Rússia com uma economia do tamanho de um estado brasileiro? Os EUA irão resolver seu problema de financiamento dos imóveis? Plano econômico do governo, quando haverá o próximo ? EL NIÑO ? Imprevisível. Política econômica irá mudar? Alguma turbulência social poderá causar alguma alteração nos nossos planos. 

           O mais grave de tudo é se alguma tecnologia mudou o seu setor e você não mudou junto. Seu setor inteiro e sua empresa poderão ir juntos para o fundo do poço. Se a tecnologia mudou, seu produto poderá estar perdendo vida, ou já perdeu para o volume de vendas que você precisa dele.

           Solução. Acredite que tudo vai dar certo. Torça para que os 3 Cês só ocorram depois que você tenha concluído todo o trabalho e já esteja com seu balanço no azul.

Ms. Adm. Aloisio Pombo
CRA - RJ 1481-1 
Consultor em administração, Carioca, formado pela UFRJ e Diretor Técnico da consultoria MOVA.

Autorizo a publicação deste artigo pelo jornal ou revista desta entidade.

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2010

NOTA: Este é o primeiro artigo de uma série "COMO FAZER" que estou editando nesse espaço para esclarecer aos empresários autodidata e também aos que usam as técnicas acadêmicas, mas que precisam de informações de como administrar suas empresas. O que escrevo é uma visão técnica e prática do dia-a-dia das empresas, que como gerente e consultor militante dirijo, há mais de 30 anos, empresas de pequeno e médio porte.Cobrança
Técnicas de cobrar e manter os clientes

 

 

Estou disponibilizando aqui todos os demais sites que constam da Página Principal  e que
os visitantes podem escolher para navegar.

Marketing e  Fidelizar Clientes   Administração e Gestão     Técnicas de Venda e Negociação      Cursos e Palestras
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Temas do Brasil                 Globalização e Desemprego     Bom Atendimento       Cobrança -Técnicas de cobrar     
 MOVA     SQMS –  MEIO AMBIENTE.  Segurança e Saúde no Trabalho.
Coordenador de Treinamentos para todas NR´s no RJ. - Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.

Administrar a empresa para superar as dificuldades

Hoje os empresários no Brasil têm toda a oportunidade de fazer as suas empresas se renovar. Os sócios precisam administrar suas empresas com técnica. Temos hoje em dia várias universidades em todo o Brasil formando administradores. Ouço sempre a pergunta: E o que é administrar? Existem várias técnicas, mas toda empresa deve ter uma estratégia e utilizar as melhores práticas e dentre elas temos o PÓ DI CC, isto é, Planejar, Organizar, Dirigir, Coordenar e Controlar a empresa.

Os Administradores, formados nos últimos 30 anos, já ocupam posições de destaque em muitas empresas brasileiras. Os cursos de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado, disponíveis nas principais Universidades brasileiras, completou e especializou milhares de profissionais e muitos foram fazer o complemento dos estudos no exterior.

Como vimos não é por falta de técnicos que as empresas não disponham de recursos para promover o aperfeiçoamento de seus quadros e consequentemente se modernizar, alcançar a qualidade e o aumento da produtividade e com isso se tornarem competitivas.

Reconheço que a teoria do meu discurso fica longe da possibilidade prática, para que muitas empresas promovam a mudança, por não saber como fazer. Esta é a razão deste artigo: tentar mostrar, de uma forma simples, como os empresários poderão realizar mudanças na maneira de liderar suas empresas. Vamos ao método:

Planejar - A mudança precisa fazer parte dos objetivos que irão compor o planejamento estratégico da empresa. Cuidado não se impressione com o nome pomposo, que para uma micro ou pequena empresa, poderá se resumir num estratégico pedaço de papel com todos os objetivos para os próximos 24 meses. Dentre eles a contratação de administradores para fazer as mudanças. Planeje com FOCO nos principais mercados, produtos e lucro.

Organizar - Pessoal e processos. Todas as empresas sofrem de um "turn over" anual acima de 20% de seu pessoal, então vá selecionando os futuros candidatos, para que sejam administradores formados ou estagiários, para ocupar as vagas que vão ocorrendo. Na produção adote o mesmo método contratando o profissional técnico da área. Monte uma estrutura de cargos e salários para reduzir as perdas de mão de obra treinada. Organize a empresa, e contrate as pessoas, com base nas duas técnicas muito importantes que são: Os processos que a compõem, por exemplo, produção e vendas. A outra é a da empresa aprendiz, onde os líderes ensinam a cada momento como estão trabalhando, porque fazem daquele modo, ensinam a ensinar, etc.

Dirigir - Contrate e forme líderes que administrem a empresa como se ela fosse um time esportivo em que cada jogo (obstáculo) tenha que ser vencido para que se ganhe o campeonato (planejamento). Energize a equipe todos os dias, motive o time para que o planejamento seja atingido. Esteja sempre ganhando e perdendo junto com toda a equipe. Delegue autoridade e responsabilidade e cobre resultados. Elogie, distribua prêmios, e comemore. Lidere a equipe motivada e satisfeita para que o time alcance os objetivos. O trabalho em equipe é que leva empresas ao sucesso pois acabou a era do eu sozinho.

Controle - O que não é medido é difícil de ser avaliado. O que não é cobrado não é feito. Esta atividade é que nos permite dirigir e corrigir os trabalhos que não estão sendo feitos dentro do nosso planejamento. Com o controle o líder pode premiar as equipes que atingem os objetivos.

Coordenação - Com direção e coordenação é que se faz o trabalho em equipe. Não é possível se administrar sem estas duas técnicas. O líder que sabe coordenar tarefas e processos é reconhecido, por seus liderados, como um bom administrador.

Como vimos mudar é possível se você tiver, dentre outros, alguns dos ingredientes que são: Querer mudar, saber como mudar, ter tempo para mudar, contratar quem possa fazer a mudança, e conduzir a mudança com eficiência.

Aloisio Pombo é consultor em administração, sediado no Rio de Janeiro formado pela UFRJ e Diretor Técnico da consultoria MOVA.  

Autorizo a publicação deste artigo pelo jornal ou revista desta entidade.

 

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NOTA: Este é o segundo artigo de uma série "COMO FAZER" que estou editando para esclarecer aos empresários autodidata e também aos que usam as técnicas acadêmicas mas que precisam de informações de como administrar suas empresas. O que escrevo é uma visão técnica e prática do dia-a-dia das empresas, que como gerente e consultor militante dirijo, há mais de 30 anos, empresas de pequeno e médio porte.

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1 - DICA SOBRE GESTÃO DE NEGÓCIOS

 

·         COMO ADMINISTRADOR FORMADO EM 1969 PELA UFRJ, VENHO ME PREOCUPANDO DESDE OS MEUS ESTUDOS NA FACULDADE SOBRE OS MÉTODOS DE GESTÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS.  HOJE OFEREÇO NESTA PÁGINA DICAS SOBRE A GESTÃO DOS NEGÓCIOS E EMPRESAS.

·         MINHA DICA É O ADMINISTRADOR, EMPRESÁRIO OU ESTUDANTE DESTACAR E COLECIONAR MÉTODOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS QUE SÃO DIVULGADOS NOS LIVROS, SEMINÁRIOS, JORNAIS E REVISTAS. LER E ESTUDÁ-LOS A FUNDO. PARTICIPAR DE DEBATES SOBRE O ASSUNTO OU PROVOCÁ-LOS JUNTO AOS ESPECIALISTAS DE PLANTÃO. FAZER UM RESUMO DO TEMA COM INÍCIO, MEIO E FIM. ADAPTÁ-LOS AO SEU NEGÓCIO E PROCEDER A IMPLANTAÇAO DO QUE FOR VIÁVEL E APROVEITÁVEL EM SUA EMPRESA. PESQUISAR E ADAPTAR. SEMPRE.

·         ASSIM ESTES NOVOS E MODERNOS MÉTODOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO, MUITAS VEZES EXPERIMENTAIS E AINDA INCOMPLETOS, PODEM SER ÚTEIS NA SUA VIDA PROFISSIONAL. VOCÊ OS ESTUDA VIVENCIANDO O MÉTODO E OS ENSINAMENTOS DEFININDO SE ELES PODEM SER APLICADOS,  QUER SEJA NO SEU TRABALHO NAS EMPRESAS QUE VOCÊ DIRIGE, OU ENTÃO, COMO PARTICIPANTE  EM PALESTRAS PARA SEUS DIRIGENTES E LIDERADOS OU CLIENTES DA SUA EMPRESA, CURIOSOS EM SABER ALGO SOBRE AS NOVIDADES QUE OS GURUS DA ADMINISTRAÇÃO ANDAM FALANDO NOS CONGRESSOS.

·         ENTENDA QUE UMA RODA NÃO É INVENTADA TODOS OS DIAS E QUE ESTES MÉTODOS MUITAS VEZES SÓ TEM SEU NOME TROCADO PARA UM NOME DE IMPACTO, COM  PROMESSA DE UM EFEITO MILAGROSO.

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2 - DICA DO MOMENTO:

 

·         CUIDADO COM OS MODISMOS DA ADMINISTRAÇÃO. ELES COSTUMAM VIR DE SEMINÁRIOS ARRASADORES, APRESENTADOS POR GURUS FAMOSÍSSIMOS, QUE DIZEM NOVIDADES PARA PLATÉIAS ESTARRECIDAS MAS PODEM NÃO SER VANTAGEM APLICÁ-LAS EM SUAS EMPRESAS.  

 

3 - AS TRÊS DICAS DE PETER DRUCKER

 

AS TRÊS ÚLTIMAS DICAS, QUE TOMEI CONHECIMENTO, DE PETER DRUCKER, RESPEITADO CONSULTOR AMERICANO (NASCIDO NA ÁUSTRIA), QUE FOI RESIDENTE EM CLEMONCE – CALIFÓRNIA ONDE MORREU.

A - A PRIMEIRA:
INTEGRIDADE INTELECTUAL

DRUCKER DEFINIU COMO:
INTEGRIDADE INTELECTUAL É USADA PARA DESIGNAR A CAPACIDADE DE UM EXECUTIVO ENXERGAR O MUNDO (OS FATOS) COMO ELES SÃO, E NÃO COMO O EXECUTIVO GOSTARIA QUE FOSSE.

O EXECUTIVO DEVE SER UM SERVO DA ORGANIZAÇÃO, DESCOBRINDO QUAIS SÃO AS NECESSIDADES PRIMORDIAIS DE QUEM O CONTRATOU , E PORTANTO O SEU DEVER .

PETER DÁ O EXEMPLO DE JACK WELCH PRESIDENTE DA GE QUE TEVE A CAPACIDADE DE PERGUNTAR: "O QUE PRECISA SER FEITO NA GE?   "E NÃO"
"O QUE EU QUERO FAZER".

AO TERMINAR DE LER ESTAS DICAS LEMBRE-SE DA DICA ACIMA DE DRUCKER, QUE DIZ MAIS OU MENOS ASSIM DE FORMA ADAPTADA:

"- NÃO ME DIGA QUE VISITOU UMA HOME PAGE FANTÁSTICA DO ALOISIO POMBO".
"- MAS SIM, DIGA-ME O QUE VOCÊ VAI FAZER DE DIFERENTE DAQUI POR DIANTE NA SUA ORGANIZAÇÃO COM ALGUNS DOS ENSINAMENTOS APRENDIDOS."

B - A SEGUNDA DICA DE PETER DRUCKER

SUA OPINIÃO SOBRE OS COMPUTADORES

"-OS COMPUTADORES EXERCEM UM EFEITO NEGATIVO IMPORTANTE, AO FAZER OS EXECUTIVOS OLHAR AINDA MAIS PARA DENTRO DE SUA EMPRESA AO INVÉS DE OLHAR PARA FORA. ELES FICAM TÃO ENCANTADOS COM OS DADOS INTERNOS GERADOS PELO COMPUTADOR QUE NÃO TÊM TEMPO PARA VER O QUE SE PASSA NO MUNDO."

ENSINA PETER DRUCKER QUE OS RESULTADOS ECONÔMICOS E AS OPORTUNIDADES ENCONTRAM-SE FORA DA EMPRESA, NO MERCADO, ONDE  TODO EXECUTIVO DEVERIA TRABALHAR.    ELE RECOMENDA:  "- FIQUE NA JANELA VENDO O QUE OCORRE FORA DE SUA EMPRESA NO DIA-A-DIA,
(JANELA = VISITE CLIENTES, FORNECEDORES, FEIRAS E EXPOSIÇÕES), NUNCA OU SOMENTE OLHE PARA DENTRO OU PARA TRAZ.

ELE ESTA QUERENDO DIZER QUE DEVEMOS ESTAR CONSTANTEMENTE EM CONTATO COM NOSSOS CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES PARA QUE NOSSA EMPRESA SEJA COMPETITIVA E ATUALIZADA.

RECOMENDA QUE DUAS VEZES POR MÊS ( OU 15 DIAS POR ANO) O PRESIDENTE DE CADA EMPRESA DEVERIA TRABALHAR NA FUNÇÃO DE VENDEDOR VISITANDO SEUS CLIENTES PARA MANTER-SE ATUALIZADO DAS SUA NECESSIDADES.

             ." COMPLETA AINDA QUE: "- TODOS OS PRODUTOS, QUE A EMPRESA HOJE PRODUZ OU COMERCIALIZA, VIERAM DE FORA PARA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. QUER SEJA, POR SOLICITAÇÃO DE CLIENTES, POR OFERTA DE NOSSO FORNECEDOR, OU PORQUE ALGUÉM DISSE, A ALGUNS DE NOSSOS DIRETORES OU FUNCIONÁRIOS, ATÉ MESMO UM ENTREGADOR OU BOY, QUE DEVERIAMOS COPIAR O QUE NOSSO CONCORRENTE ESTÁ FAZENDO, SENÃO NÓS PERDEMOS MERCADO E CLIENTES.  SOMENTE DEPOIS QUE ALGUÉM DENTRO DA EMPRESA, PERCEBER OS DESEJOS DO CLIENTE É QUE O PRODUTO COMEÇA A SER PROJETADO, DEPOIS, SE CONTRATA PROFISSIONAIS E MÁQUINAS PARA PRODUZI-LO E SE INVESTE. "- AS OPORTUNIDADES ESTÃO FORA DA EMPRESA. LÁ DENTRO SÓ EXISTEM CUSTOS."

C - A DICA NÚMERO TRÊS:

PETER DRUCKER PERCEBEU UM EXEMPLO QUE ESTÁ VINDO DOS CHINESES NA FORMA DE ADMINISTRAR AS SUAS EMPRESAS. A CLÃ FAMILIAR.

DIZ ELE QUE: "- É BEM POSSÍVEL QUE OS CHINESES TRANSFORMEM A FAMÍLIA NUMA CORPORAÇÃO MODERNA." ESTE TIPO DE ORGANIZAÇÃO SERÁ ERGUIDO EM TORNO DE RELACIONAMENTOS FAMILIARES E REGIONAIS.- LAÇOS PESSOAIS, NÃO IMPESSOAIS TAL COMO ACONTECE NO MUNDO DAS EMPRESAS AMERICANAS.

DRUCKER SE PERGUNTA: "- QUANTOS PARENTES DÁ PARA SE CONTRATAR? "

ELE DIZ QUE A RESPOSTA PODERÁ VIR DA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DE FORA, MAS COM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO NEGÓCIO DA EMPRESA. MAS SEMPRE MONTADO SOBRE A MESMA BASE DE CONFIANÇA E LEALDADE. POR ENQUANTO, LA NA CHINA, OS CASAMENTOS ESTÃO RESOLVENDO O PROBLEMA.

A ESTRUTURA DA CLÃ FUNCIONA EM CIMA DA LEALDADE E CONFIANÇA E NÃO SOBRE CONTRATOS.

PETER RECONHECE QUE É UM MÉTODO QUE SOA UM POUCO MEDIEVAL E RETRÓGRADO. POR ISSO NOS PERGUNTA: " QUEM PODERÁ GARANTIR QUE SÓ NÓS FAZEMOS AS COISAS DE UMA MANEIRA QUE ACHAMOS SER A CERTA, E ESSA É A ÚNICA QUE IRÁ FUNCIONAR? "

É UM CASO A PENSAR, MAS ELE NOS AFIRMA QUE A FORÇA DO SISTEMA CLÃ FAMILIAR É MUITO EVIDENTE.
 
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4 - UM PROBLEMA E A SOLUÇÃO

 

A - TODO PROBLEMA DEVE TER UMA OU MAIS SOLUÇÕES, E COMO TRABALHAR ISSO ? UMA DICA DE ALOISIO POMBO

IDENTIFIQUE O PROBLEMA E O PROCESSO
COMECE PELAS CAUSAS. VERIFIQUE AS ROTINAS E A EFICIÊNCIA
FORME UM TIME DE TRABALHO. NOMEIE UM LIDER.
CRIE METAS E OBJETIVOS PARA A EQUIPE
MARQUE PRAZOS E VOLUME DE TRABALHO
PERSIGA OS RESULTADOS E SOLVA O PROBLEMA

B - "AS A COACH". AGIR COMO UM TREINADOR

O TREINADOR É CONTRATADO PARA FORMAR UM TIME E VENCER JOGOS. É O TIME QUE IRÁ LHE GARANTIR O EMPREGO E POR ISSO ELE TEM QUE ESCOLHER OS SEUS JOGADORES. OS MELHORES E AQUELES QUE SIGAM A SUA TÉCNICA E ESQUEMA TÁTICO. (PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS)

O ADMINISTRADOR TREINADOR É O PROFISSIONAL DO FUTURO. É UM LÍDER ATUANTE QUE CONHECE TUDO DO DIA-A-DIA. CONDUZ A SUA EQUIPE AO SUCESSO E NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS EMPRESARIAIS. CONTRATA EQUIPE, TREINA SEUS COMANDADOS, CONDUZ SEU TIME VENDEDOR AO SUCESSO.

GERENCIAR UMA EMPRESA É ADMINISTRAR CRISES. IDENTIFICÁ-LAS, DESCOBRINDO AS CAUSAS ANALISANDO OS EFEITOS RESULTANTES, BUSCANDO SOLUÇÃO OTIMIZADA, E CAUTERIZANDO AS FERIDAS PARA QUE NUNCA MAIS AQUELE PROBLEMA LHE PEGUE DESPREVENIDO.
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5 - A GRANDE NOVIDADE NA ADMINISTRAÇÃO  UMA EMPRESA CRESCER SEM TRÁUMAS

 

VEM DA CONSULTORIA INTERNACIONAL ARTHUR ANDERSEN.

"REVENUE ENHANCEMENT" OU CRESCER SEM TRAUMAS. DIZEM TAMBÉM DE OUTRO MODO. "CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA RECEITA". OU AINDA "ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR A EXPANSÃO DAS EMPRESAS".

CLAYTON NETZ DIZ QUE MODISMOS COMO O DOWNSIZING, RIGHTSIZING, REENGENHARIA, FORAM PRETEXTOS PARA AS EMPRESAS ENXUGAR SEUS QUADROS DE FUNCIONÁRIOS. DESDE O BOY ATÉ O ASPONE E PASSANDO PELO SÓCIO DIRETOR. AS ESTRUTURAS ESTAVAM MUITO GORDAS.

COMO CRESCER SEM TRAUMAS ?
ADMINISTRE E PRONTO ! ( VEJA O QUE É ADMINISTRAR NA PÁGINA MÃE )

SEMPRE FOI SIMPLES E CONTINUA SENDO. VEJA COMO SOBREVIVEM  SÓCIOS E  PROPRIETÁROS DE PEQUENOS NEGÓCIOS QUE NUNCA ESTUDARAM PARA CONCLUIR O PRIMEIRO GRAU, FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO NEM PENSAR, E NOS DÃO AULA DE COMO DESENVOLVER A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO.

VEJAMOS ESTA HISTÓRIA A SEGUIR:
DESDE O SÉCULO XVII A COMPANHIA DAS ÍNDIAS TINHA SEUS FUNCIONÁRIOS PREOCUPADOS COM ESTA ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR A EXPANSÃO DE SUAS EMPRESAS - VENDER MAIS PARA CRESCER.

AGORA VEM A TEORIA ACIMA QUE DIZ ...
AUMENTAR A RECEITA VENDENDO MAIS
AUMENTAR A LUCRATIVIDADE - COM MELHORES MARGENS
AUMENTAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE - SEMPRE.

MAIS ISTO É ÓBVIO ! OU SEMPRE FOI. ENTÃO CONTINUE ADMINISTRANDO COMO SE FAZIA HÁ 500 ANOS.

LÓGICO QUE É MUITO SIMPLES. A MINHA RECEITA É A MAIS ANTIGA DE TODAS. ADMINISTRAR, GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL, MARKETING INTEGRADO, LEI DE PARETO QUE QUALQUER QUITANDA DA ESQUINA FAZ COM BOM SENSO.

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6 - SAIA DA LATA. VÁ A LUTA. CONHEÇA SEU CLIENTE

 

O CONSULTOR PETER DRUCKER NÃO SE CANSA DE DIZER EM SEUS SEMINÁRIOS. AS OPORTUNIDADES DA EMPRESA ENCONTRAM-SE FORA DELA. LÁ DENTRO SÓ EXISTE CUSTOS E PROBLEMAS.

NO MARKETING PHILIP KOTLER NOS ENSINA QUE É OUVINDO E PESQUISANDO NOSSOS CLIENTES QUE IREMOS DESCOBRIR OS DESEJOS, NECESSIDADES, SONHOS, ANSEIOS DELES. COLOCANDO O UMBIGO NO BALCÃO,  DE OUVIDOS BEM ABERTOS,  QUALQUER ANALFABETO PODE SE TORNAR UM GRANDE EMPRESÁRIO.

A MINHA CONSULTORIA TEM ESTE SENTIDO. É OUVINDO O CLIENTE QUE IREMOS SABER O QUE PRODUZIR. O QUE IREMOS COMPRAR PARA REVENDA. QUAL A TENDÊNCIA PARA O FUTURO. PARA SE DETERMINAR O ESTOQUE. PARA SE DEFINIR QUANTIDADES, NOVIDADES. COM ISSO TEREMOS MAIOR GIRO, LUCRO, PROGRESSO, CLIENTES SATISFEITOS, EMPRESÁRIO RICO (SEM PRIMEIRO GRAU, GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO, PHD...), AS VEZES ANALFABETO, MAS RICO. MAS  MUITOS RICOS CONTINUAM ANALFABRUTOS E POBRES DE ESPÍRITO.

OUTRA DICA DENTRO DESTE ENFOQUE:

RECOMENDO A MEUS CLIENTES QUE VISITEM PELO MENOS UMA VEZ A CADA DOIS MESES SEUS FORNECEDORES. DESCUBRA NOVOS FORNECEDORES EM FEIRAS E EXPOSIÇÕES. BUSQUE REDUÇÃO DE CUSTOS E REDUZA SEUS PREÇOS.

COMPRADOR DEVE (TEM OBRIGAÇÃO PROFISSIONAL DE,) VISITAR SEUS FORNECEDORES. SEMPRE SE OUVE DIZER QUE ELE VAI LÁ PARA APANHAR A "BOLA", MAS O CERTO É QUE SEM CONHECER A FONTE, A MINA, VOCÊ NÃO É CAPAZ DE SÓ IMAGINAR O QUE O FORNECEDOR É CAPAZ DE LHE AJUDAR. DIZEMOS E SABEMOS QUE O DITO POPULAR É VERDADEIRO: " QUE UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL RELATÓRIOS", E SABEMOS QUE ESTA TEORIA É CORRETA.

OUTRA PROVIDÊNCIA CERTA É: "- COMPRE BARATO E VENDA BARATO MAS LUCRE O DOBRO."

ESTEJA JUNTO AO MERCADO.
CONFORME CITAMOS NA DICA "AS A COACH",  COMO UM TREINADOR, TEMOS QUE IR A LUTA JUNTO COM A EQUIPE, OUVINDO SUAS SUGESTÕES, DESEJOS DE NOSSOS CLIENTES, VISITAR CLIENTE E SABER COMO ELE UTILIZA NOSSOS PRODUTOS.

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7 - DATA BASE MARKETING

 

O QUE É UM DATA BASE MARKETING? DICAS DE ALOISIO POMBO
É CONSTRUIR UM BANCO DE DADOS ELETRÔNICO OU EM FICHAS PARA
COLETAR INFORMAÇÕES E REGISTRÁ-LAS.

LENDO RELATÓRIOS DE VENDEDORES E TOMANDO PROVIDENCIAS. COLHENDO INFORMAÇÕES VINDAS DO CLIENTE E DO MERCADO E COMPILANDO TODOS OS DADOS. FAZENDO COM QUE SE APROVEITE AO MÁXIMO TODAS AS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NO BANCO DE DADOS.

REPETIMOS PARA OUTRO CONCEITO A MESMA FRASE JÁ CITADA: "UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS", (QUEM VISITA O CLIENTE PODERÁ DISPOR DE MUITAS INFORMAÇÕES QUE SEUS OLHOS IRÃO REGISTRAR, MAS SE NÃO ESTIVER PREPARADO PARA SABER O QUER VER PODERÁ PERDER MUITOS DADOS ÚTEIS) ENTÃO DIZEMOS QUE É MODERNO E ATUAL VISITAR CLIENTE E FORNECEDOR, ANOTANDO O MÁXIMO POSSÍVEL OS DADOS OBTIDOS E SABER RECUPERAR, ANOTANDO E REGISTRANDO-OS, PARA EM FUTURO, QUANDO PRECISAR,  PODER FAZER USO DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS.

HOJE EXISTE UM SISTEMA (PROGRAMA) DE COMPUTAÇÃO QUE NOS DÁ RESPOSTAS APÓS RASTEAR OS DADOS ARMAZENADOS EM NOSSOS BANCO DE DADOS.

 

Autorizo a publicação deste artigo pelo jornal ou revista desta entidade.

 

 

DICA DO ALOISIO POMBO - VÁ GUARDANDO DADOS SOBRE SEUS CLIENTES POIS ELES PODERÃO LHE SER ÚTEIS NO FUTURO. HOJE ESTES PROGRAMAS SÃO DE ALTO VALOR UNITÁRIO E TALVEZ ESTEJA FORA DE COGITAÇÃO EM SUA EMPRESA, MAS EM FUTURO TUDO SERÁ MELHOR E ESTES PROGRAMAS DEVERÃO ESTAR DISPONÍVEIS POR NINHARIAS. OU DE GRAÇA NA INTERNET.

FIM

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APROVEITE AO VOLTAR AO INÍCIO E PARA A PÁGINA DE ABERTURA  PARA VISITAR A PÁGINA QUE FALA SOBRE AS 3 ENTREVISTAS DO Prof. ALOISIO POMBO E CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SEU TRABALHO DE CONSULTOR E QUAIS OS SEUS PENSAMENTOS.  VOLTA AO INÍCIO
AGUARDE NOVAS DICAS EM FUTURA ATUALIZAÇÃO.

MUITO OBRIGADO PELA SUA VISITA NA MINHA HOME PAGE, DEIXE SUA CONSULTA, RECADO, SUGESTÃO, OU PEDIDO DE ORÇAMENTO  NO E-MAIL. ESTOU ACEITANDO PARTICIPAR DO SEMINÁRIO DE SUA FACULDADE SOBRE QUALQUER TEMA QUE TRATE DE ADMINISTRAÇÃO.

VOCÊ, QUE VAI REALIZAR UM EVENTO EM SUA EMPRESA, CONTRATE UMA PALESTRA PARA SEUS FUNCIONÁRIOS DEBATER UM TEMA DA ADMINISTRAÇÃO COMIGO.

 FIM

          Este site tem por finalidade prestar um serviço gratuito, com o objetivo de promover a página do Prof. Aloisio Pombo, diretor técnico do Instituto de Administração MOVA Ltda, para que ele consiga mais contratos de prestação de serviços como consultor, expositor de cursos, palestras, seminários sobre os temas de seu domínio. Todas as informações aqui transcritas são de sua inteira responsabilidade e não representam a última saída ou a única solução para as dificuldades dos visitantes que consultarem esta homepage.
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           Prof. Aloisio Pombo

 

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MOVA     SQMS –  MEIO AMBIENTE.  Segurança e Saúde no Trabalho.
Coordenador de Treinamentos para todas NR´s no RJ. - Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.