Treine Vender.
E-Book por Aloisio Pombo

A MOVA atende no Rio de Janeiro. Escritório no Jardim Botânico para todos os estados do Brasil.

Página Atualizada em        02 / 05 / 2019.

A Consultoria MOVA é uma empresa que oferece um conjunto de opinião pessoal do prof. Aloisio Pombo.

Apoio ao Livro Treine Vender por Aloisio Pombo.

 

Aqui nesse site eu tenho mais espaço para escrever textos mais longos e até um livro inteiro, embora pretendo trabalhar textos curtos.

 

Seja bem-vindo a esse site que está dando continuidade aos comunicados do Facebook, WhatsApp, Blog e LinkedIn que resumem estudos do aprendizado de treinar vender.


POMBO MOVA – Consultoria e Treinamento


O Método de Aprenda a Vender.

1 -  Recomendo como primeira  ação do aprendizado a leitura do livro que pode ser adquirido no site da Saraiva em: https://www.saraiva.com.br/treine-vender-9736059.html

2 – Coloque o E-Book no seu tablet ou celular para ler e consultar.

3 – Faça o acesso GRATUITO do Vídeo de 2:18hs da Oficina Treine Vender filmada no CRA-RJ em: https://www.youtube.com/watch?v=nqXsT_rUSeA

4 – Tire as dúvidas escrevendo In Box no Facebook acessando Aloisio Pombo. Conforme for sua base de trabalho eu poderei ceder meu endereço de e-mail e WhatsApp para consultas.

5 – Vá formando um grupo de estudos em sua empresa ou com amigos.

 

Bom estudo. Aloisio Pombo.


Dúvidas.

Entendo que algumas dificuldades poderão ocorrer durante o aprendizado desse método, mas não tenham dúvidas acumuladas, fale comigo por Facebook que lhes fornecerei o e-mail que meus clientes possuem e assim esclarecerei os detalhes.

Aloisio Pombo.


O Método é simples, mas deu certo nas empresas onde fui gerente de vendas e diretor de vendas e marketing para a América Latina.

 

Apliquei também nos Treinamentos que realizei para o SEBRAE, SENAI, SENAC, CDL-Rio, Associações Comerciais em vários estados do Brasil.

 

Não é uma invenção minha, mas sim fiz o aproveitamento e adaptação de metodologias aplicadas por empresas nacionais e globais no treinamento de suas equipes e por isso deu certo onde foi utilizado. Aloisio Pombo.


Conhecer as técnicas de venda

O estudo e treinamento nas técnicas de venda deve ser uma obrigação para todo o vendedor. Elas não devem ser utilizadas isoladas, mas sim como um sistema na qual uma leva a outra. É simples, a técnica dos 7 passos da venda, planejar; quebra gelo; pesquisa das necessidades; oferta; rebate das objeções; negociação e fechamento recebe diversas outras nos diversos momentos da venda. Ao ofertar o produto, o vendedor deverá utilizar a técnica de diferenciar o produto dos rivais, demonstrando como as vantagens e benefícios que possam atender as necessidades do cliente, isto é, solucionar o problema do cliente. No momento dessa oferta, o vendedor deve mostrar o produto em uso resolvendo os desejos do cliente.

 

O vendedor moderno não engana o cliente para empurrar o produto para ganhar comissão. Ele sabe que o consumidor dispõe de muitas informações para tomar decisão de comprar de você ou do rival.

 

Até a próxima dica.

Aloisio Pombo.


MOVA - Uma empresa de Consultoria Empresarial em Marketing, Organização, Vendas e Administração Estratégica sediada no Rio de Janeiro –

Editor responsável - Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.   CRA-RJ 1481-1  
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Aprenda a Vender.

Com esse título o Prof. Stephen Kanitz www.kanitz.com.br escreveu na revista Veja em 27/4/2005 um artigo que recomenda às empresas voltarem ao modelo antigo de vender e atender os seus clientes. Depois da Internet ele nos recomenda repensar a remontagem de equipes de vendas desmontadas nos últimos anos e que estão fazendo falta para todas as empresas.

 

A defesa pela aplicação das técnicas de venda é, dentre outras razões, porque o consumidor está confuso sem saber o que comprar e adiando o consumo. O marketing de comunicação -propaganda e publicidade- são ações que não informam ao cliente como o produto funciona e quais são suas vantagens e benefícios em relação aos produtos D e J. E o seu vendedor é treinado para fazer essa diferenciação e fazer o produto funcionar. Sim, o produto funcionar como foi projetado. O vendedor também é demonstrador e treinador de seu cliente dando mais vida ao seu produto.

 

Caro visitante. Tem muito mais. Leia o artigo do Kanitz. Pense bem no seu texto.
Até a próxima.
          Prof. Adm. Aloisio Pombo, Msc.


Treinar e formar equipes

Em março de 2011 as notícias nas mídias citavam a queda dos níveis de desemprego em diversos mercados e profissões. A economia brasileira está em expansão e as empresas reclamam que falta mão de obra especializada e treinada para ser contratada.

 

Para esse fenômeno os especialistas chamam de pleno emprego, quando os níveis de desemprego chegam a um percentual muito baixo e as poucas pessoas que procuram emprego conseguem se empregar, já que as empresas preferem contratar alguns candidatos com pouca experiência, mesmo que tenham que treinar na função.  Sobram vagas para os casos de especialistas e técnicos, cujo treinamento não seja possível.

 

Em vendas e atendimento ao cliente a falta de mão de obra especializada é uma realidade do momento. As empresas estão fazendo treinamentos e aproveitando a mão de obra disponível. Faça um curso de técnicas de venda. Aproveite a oportunidade.

 

Aloisio Pombo


Definição e conceitos do que é venda.

Hoje vender é muito diferente do que ocorria no passado. O vendedor não precisa convencer o cliente para vender. Hoje o cliente já entra na loja dizendo o que quer, mas como ele nem sempre sabe escolher e definir o que quer, a presença do vendedor torna-se fundamental. 


As lojas de grande porte de hoje são de autoatendimento, isto é, as empresas colocam os produtos no mostruário e nas gôndolas para que o cliente escolha o que vai querer levar para casa. Isso é muito prático e as empresas entenderam que podiam dispensar todos os vendedores para não ter que pagar comissão.

 

Então ser vendedor hoje é fazer todas as atividades de vendas e ser atendente de demonstração no salão da loja. Saber atender bem ao cliente. Transmitir confiança ao explanar as vantagens e benefícios que o produto proporciona. Ser flexível ao expor a diferenciação dos produtos. Ser rápido no atendimento, no receber o valor da venda, fazer o embrulho da mercadoria, e levar o cliente até a porta na despedida, para que o cliente volte rápido e compre de novo. 


Vender é saber prestar um serviço ao cliente de informar o que ele perguntou, de explicar como o produto funciona, e de tentar provocar uma excelente experiência de compras ao cliente. Muitas vezes a experiência depende da empresa onde o vendedor trabalha, mas em muitos casos ele vendedor pode ajudar a empresa aprender o que realmente pode ser uma inesquecível experiência positiva de compras.
 

Aloisio Pombo.


Qual é o mercado alvo da empresa. O FOCO.          
Nem sempre o gerente da equipe de venda não ensina ao vendedor identificar qual o mercado alvo da empresa, ou o foco. E os vendedores não sabem definir o seu mercado-alvo e nem sabem concentrar seu trabalho com um foco de mira laser ou de holofote de bateria antiaérea. Aquelas que vemos nas praças em dias de festa.

 

Recomendamos que os vendedores ouçam sua direção de vendas sobre qual foi a razão da sua contratação. Geralmente os vendedores são contratados para fazer uma função ou atender a uma clientela específica, mas acabam desviando o seu tempo e atuação para outros clientes e mercados tudo fica disperso. 


Se a empresa não tem um mercado-alvo definido nem um foco como objetivo claro você vendedor precisa ter uma direção e estratégia de como deve fazer o trabalho. Um primeiro movimento é averiguar quais são os principais setores comerciais, industriais, prestadores de serviços que compram da empresa. Desses quais são os principais clientes, isto é, quais que compram e pagam, quais os que compram em quantidades elevadas, quais os que não devolvem mercadoria ou que são bons vendedores de seus produtos.

 

Se para esses clientes já têm vendedores de sua empresa visitando, procure uma empresa com o mesmo perfil similar de aquisição de seus produtos na cidade onde você é vendedor. Caso você trabalha em uma região com cidades ao redor, classifique os 10 principais compradores potenciais do produto que tenham atividades similares as que sua empresa vende. Faça a visitação a todos os clientes potenciai. Assim, venda mais.

 

Voltarei ao tema. Aloisio Pombo.

 





 

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Trata-se de uma obra destinada aos gerentes de Finanças e as pessoas que queiram aprender sobre a concessão de crédito, a cobrança e os controles da inadimplência nas empresas.

O livro também é profissionalizante e por isso é indicado para pessoas que buscam uma profissão em finanças.

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Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.
www.aloisiopombo.com.br  Facebook/ Aloisio Pombo.



 

 

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Treine Vender – Livro em E-Book de Aloisio Pombo para você aprender a atuar como vendedor.

 

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